No momento, você está visualizando Atalhos e filtros do menu no ServiceNow

Atalhos e filtros do menu no ServiceNow

No ambiente de trabalho com o ServiceNow, saber como navegar pela plataforma de maneira ágil é essencial em nosso dia a dia.

Fazer uso dos atalhos não apenas otimiza seu tempo, como também contribui significativamente para o aumento da produtividade. Este material foi preparado para ajudá-lo a entender e aproveitar os atalhos de filtro de menu no ServiceNow.

Por que utilizar atalhos?

  • Maior Eficiência: Os atalhos tornam a navegação dentro da plataforma mais rápida, permitindo que os usuários executem suas atividades de forma mais ágil.
  • Melhor Experiência de Uso: Incorporar o uso de atalhos no dia a dia torna a interação com o sistema mais simples, fluida e agradável.
  • Economia de Tempo: Eles facilitam a realização de processos rotineiros, diminuindo consideravelmente o tempo necessário para completar ações recorrentes.

Onde Aplicar?

Esses atalhos podem ser utilizados nos menus de filtros dropdown. Para usá-los, basta digitar no campo de pesquisa: nome_da_tabela.atalho.

Lista de Atalhos e Funcionalidades

  • .list: Exibe a lista de registros de uma tabela específica.
  • .LIST: Mostra a lista de registros da tabela em uma nova aba do navegador.
  • .form / .do: Abre um novo formulário para a criação de um registro dentro da tabela desejada.
  • .config: Acessa as configurações da lista daquela tabela, permitindo ajustes e personalização de colunas e preferências.
  • .filter: Exibe uma lista vazia de registros da tabela. Adicione e execute filtros para recuperar os dados desejados. (Útil para tabelas grandes e de carregamento lento).
  • stats.do: Recupera a versão atual da instância, informações do nó, estatísticas de memória e muito mais.
  • cache.do: Executa limpeza do cache do servidor de sua instância.
  • sys_app.list: Lista todos os aplicativos personalizados no ServiceNow.
  • sys_scope.list: Lista todos os aplicativos e seus escopos no ServiceNow.
  • sys_store_app.list: Lista todos os aplicativos da Store no ServiceNow.

Exemplo na Prática

Suponha que você precise trabalhar na tabela de usuários, que possui um grande volume de dados. Carregar toda a lista pode ser demorado. Utilizando o atalho .filter para carregar lista vazia posicionando o cursor no campo de filtro.

Exemplo: sys_user.filter

Vantagens

  • Mais Eficiência: Atalhos aceleram a navegação dentro do sistema, permitindo executar tarefas de maneira mais rápida e eficiente.
  • Experiência Aprimorada: Quem faz uso frequente desses atalhos percebe uma navegação mais fluida e uma interação mais simples com a plataforma.
  • Otimização de Tempo: Menos tempo gasto em processos operacionais rotineiros gera mais disponibilidade para focar em atividades estratégicas, contribuindo para melhores resultados no trabalho.

Deixe um comentário