Olá velhinhos e velhinhas, mais uma novidade sobre a ServiceNow.
A ServiceNow mais uma vez revoluciona as operações, ao conectar dados de IoT a fluxos de trabalho digitais.
Mas você sabe o que é IoT?
IoT é uma abreviação de um termo em inglês denominado “Internet of Things”, o que em português significa “Internet das Coisas”.
A internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos, capaz de reunir e de transmitir dados.
Parece estranho, mas pare pra pensar, quantas coisas, hoje em dia, já devem capturar informações? Já pensou na quantidade de vezes que você passa pelo pedágio, utilizando aqueles equipamentos de passagem livre, como Sem Parar, ConectCar, Veloe entre outros? Provavelmente, através destes simples dados, é possível saber diversas informações sobre o comportamento dos viajantes, como, velocidade que eles trafegam, quantidade de veículos que passam naquele ponto, e em cada hora do dia, dias e horários com maior e menor movimento, além de dados dos próprios usuários do serviço, o que leva a obtenção de informações comportamentais, inclusive por perfil de usuário. Sem falar dos próprios dados do equipamento, como, quantas vezes ele já se levantou e abaixou, desde a última manutenção. Será que estas peças não sofrem desgaste? Qual era o clima nos últimos dias, isto poderia afetar a vida útil dos equipamentos, além de acidentes nestes locais e demais problemas técnicos que podem ocorrer. Em resumo, só neste exemplo é possível prever dezenas de informações que podem ser coletadas e analisadas para tomadas de decisões futuras.
Se somente isto já parece importante, então você vai entender de forma mais fácil, porque a Internet das coisas pode, e está, revolucionando o mundo. Para ter estas informações, é necessário capturar os dados de diversas “coisas”, como por exemplo, equipamentos físicos já utilizados em nosso dia a dia e criar soluções benéficas para as pessoas, através disso.
Já imaginou uma manutenção em um equipamento, de forma preventiva, só por que um dispositivo qualquer já enviou sinais de desgaste desse equipamento através da internet? Não seria positivo uma empresa não parar seus serviços? Às vezes tendo até que comprar peças de última hora, conseguir agenda de um técnico que já estava ocupado em outra manutenção, enfim, pagar mais caro na correção de problemas que poderiam ser evitado. Sem falar do cliente final que tende a ficar bem mais feliz e satisfeito, porque o produto ou serviço que ele deseja utilizar, está funcionando corretamente. Pois é, no exemplo do pedágio, qual o valor agregado de ter menos filas? Ou você gosta de esperar nas longas filas dos pedágios?
Como fazer uso desta tecnologia?
Após esta reflexão, é possível enxergar como a Internet das coisas tem um grande potencial de melhorar nossas vidas.
Mas não adianta capturar dados, sem fazer nada com eles, correto?
Pensando nisso, a ServiceNow está revolucionando as operações ao conectar dados de IoT a fluxos de trabalho digitais.
Na prática, tudo o que for coletado de dados por IoT, pode ser utilizado pelo ServiceNow para dar resposta à um problema, ou até iniciar uma atividade. Significa que as tarefas que já são feitas nas empresas, podem ser digitalizadas na ferramenta e serem iniciadas por informações e não mais somente por pessoas.
Exemplos: Um sinal de uma balança quebrada na estrada, poderia acionar o fluxo de manutenção corretiva, e em paralelo disparar uma atividade para uma equipe sinalizar as vias. Uma pane elétrica pode iniciar automaticamente um chamado para companhia de energia. Uma vidraça quebrada, um forte barulho ou até o acionamento do alarme de um banco, poderia notificar os times de segurança. A falta de abastecimento de prateleiras de um supermercado, poderia iniciar o fluxo de reposição do estoque. Bom, já deve ter percebido como estamos sempre conectados e aguardando um sinal para iniciar nossas atividades.
As operações conectadas dividem os silos de dados de forma que as empresas possam maximizar seus investimentos em IoT e visualizem a integridade dos ativos quase em tempo real, em vários locais.
Cases
Abaixo alguns cases. Estas informações foram extraídas do próprio site da ServiceNow e traduzidas para serem compartilhadas aqui com vocês.
SANTA CLARA, Califórnia – 15 de outubro de 2020 – ServiceNow (NYSE: NOW), empresa líder em fluxo de trabalho digital que torna o trabalho, o melhor para as pessoas, hoje apresenta o Connected Operations, uma solução nova e poderosa que une dados de IoT com fluxos de trabalho digitais no ServiceNow. As empresas podem monitorar e gerenciar infraestrutura crítica, obter retorno mais rápido de seus investimentos em IoT e buscar novos modelos de negócios. Com as tecnologias de IoT a caminho de conectar 50 bilhões de dispositivos inteligentes este ano, os dados de IoT podem ser transformadores, mas apenas se as empresas usarem os dados de forma eficaz. Ao trazer dados de IoT diretamente para o Now Platform, as organizações podem visualizar a integridade e o histórico dos ativos quase em tempo real em vários locais em uma única plataforma, fornecendo informações valiosas, melhorando a satisfação do cliente e permitindo novos fluxos de receita.
A digitalização continua a transformar as indústrias, e as organizações devem introduzir novos modelos de negócios para sobreviver. O ServiceNow Connected Operations permite que as empresas transformem as operações, respondam rapidamente aos dados e insights e evoluam para um novo modelo de produto como serviço. Quaisquer problemas que surjam acionam automaticamente um incidente de operações para que as equipes possam agir, fazer a triagem e resolver os problemas rapidamente com os fluxos de trabalho de Gerenciamento de Atendimento ao Cliente e Gerenciamento de Serviço de Campo. Isso elimina a tediosa coordenação de manutenção entre equipes multifuncionais e reduz a chance de um problema afetar a empresa ou seus clientes. Com IoT e fluxos de trabalho operacionais em uma única plataforma, as empresas podem transformar a experiência do cliente e aumentar a satisfação do cliente, permitindo novos modelos de negócios.
“A IoT oferece um enorme potencial para as empresas transformarem as operações, responderem a insights quase em tempo real e evoluir para um modelo de produto como serviço”, disse Jonathan Sparks, vice-presidente de IoT e produtos operacionais da ServiceNow. “Até o momento, os dados de IoT costumam ficar presos em sistemas isolados. Com as operações conectadas, as empresas agora podem perceber o valor total dos dados de IoT, agir com base nesses insights para resolver problemas antes que os clientes saibam que aconteceram e desbloquear novos níveis de produtividade e crescimento. ”
A Traffic and Parking Control Co., Inc. (TAPCO), sediada em Wisconsin, que fornece soluções de transporte inteligentes para empresas privadas e todos os níveis de governo em todos os 50 estados, foi uma das primeiras a adotar a IoT com perspicácia. Para fazer melhor uso de fluxos sempre ativos de dados de dispositivos, a TAPCO fez parceria com a ServiceNow para testar o novo produto Connected Operations. Antes das operações conectadas, os dados coletados de dispositivos IoT eram armazenados e indexados na rede e servidores da TAPCO. A ServiceNow e a TAPCO viram oportunidades de conectar essa visão prática aos fluxos de trabalho de Gerenciamento de Atendimento ao Cliente e Gerenciamento de Serviço de Campo, resultando em maior automação e eficiência. Graças ao Connected Operations, grande parte desse processo foi automatizado. Agora, o sinal de desempenho de um dispositivo aciona uma busca automática dos registros do equipamento da TAPCO, e todas as informações pertinentes são entregues diretamente ao atendimento ao cliente e ao centro de operações remoto simultaneamente para aumentar o tempo de atividade do sistema para sistemas de transporte críticos.
“O poder que isso nos dá é incrível”, diz Jason Anderson, Diretor de TI da TAPCO e membro de sua equipe executiva. “Para nós, houve muitas oportunidades de mudar para um fluxo de trabalho digital. Não ter que alternar entre vários sistemas, não ter que procurar contratos neste servidor de arquivos, não ter que procurar o contato do cliente. Todas as informações são consolidadas aqui mesmo quando o alerta chega. Isso permite fluxos de trabalho internos simplificados, o que aumenta nossa capacidade de resposta, resultando em uma melhor experiência do cliente ”
O que está incluído nas operações conectadas?
IoT Bridge: traz dados em silos de ativos conectados à IoT para o Now Platform e monitora a infraestrutura em todos os locais. Ele pode autenticar e se comunicar com dispositivos IoT por meio de protocolos IoT padrão, como MQTT e HTTP. Ele também pode ser dimensionado para oferecer suporte a muitos dispositivos e aumenta com os investimentos em IoT, tornando rápido e fácil conectar a infraestrutura IoT crítica.
IoT Rule Engine: O IoT Rule Builder permite que os usuários criem regras para garantir que as organizações sejam notificadas sobre os problemas assim que eles surgirem. Em uma interface visual simples, os usuários podem criar regras rapidamente sem a necessidade de codificar. Essas regras são informadas pelo rico contexto de negócios do ServiceNow Configuration Management Database (CMDB). Depois que os dados de IoT são consolidados na ponte de IoT, o mecanismo de regra de IoT avalia os dados em busca de problemas em potencial quase em tempo real.
Incidente de operações: os eventos de IoT são criados quando o mecanismo de regra de IoT detecta um problema e um ou mais eventos podem se tornar um incidente de operações, o que corta diminui o ruído e reduz os falsos positivos. Aproveitando fluxos de trabalho digitais que podem ajudar as equipes à colaborar na triagem do ativo afetado e definir um curso de ação na solução do incidente.
Fluxos de trabalho conectados: o ServiceNow Connected Operations integra-se ao Customer Service Management com o Field Service Management pronto para uso, permitindo a coordenação entre equipes em um espaço de trabalho intuitivo conforme os esforços de resposta são gerenciados. No Espaço de Trabalho de Operações Conectadas, as equipes podem criar um caso proativo no ServiceNow Customer Service Management e notificar os clientes potencialmente afetados. Eles também podem criar uma ordem de serviço no ServiceNow Field Service Management e enviar um técnico de campo, que também pode ver os dados de IoT, podendo assim, realizar os reparos necessários.
Curtiu?
Se você gosta deste tipo de tecnologia e deseja se aperfeiçoar, ou quem sabe até se tornar profissional neste segmento, não deixe de conhecer esta tecnologia.
Agora é só pesquisar maneiras de melhorar seus processos através da Internet das coisas, e estudar um pouco mais sobre o ServiceNow para agregar valor aos produtos e serviços oferecidos por você ou sua empresa.
Agradeço você que leu até aqui. Espero que tenha lhe ajudado a refletir sobre mais esta grande oportunidade de desenvolvimento.
Te vejo em outros artigos, fiquem bem e até a próxima!
Veja o artigo da ServiceNow na íntegra em:
https://www.servicenow.com/company/media/press-room/servicenow-connecting-iot-data-to-digital-workflow.html?_lrsc=35a3b36d-130f-453a-8643-210a82c049b4&campid=48664&cid=s:linkedin:elevate